26 de julho de 2024

Estrutura milenar que corrobora narrativa bíblica é descoberta em Israel


Ruínas de um antigo fosso foi construído há mais de 3 mil anos na Cidade de Davi

Pesquisadores descobriram ruínas de uma estrutura “monumental” em Jerusalém, que se tratava de um antigo fosso construído há mais de 3.000 anos na Cidade de Davi, considerada uma das cidades mais antigas da história.

A recente descoberta do fosso que separava a região residencial do sul da cidade alta, no norte, corrobora a narrativa bíblica, de que a cidade estava dividida em duas. A estrutura é mencionada no Livro de Samuel e no Livro dos Reis e foi criada durante a Idade do Ferro, de acordo com estudos que duraram 150 anos.

A equipe de pesquisadores afirma que o fosso media cerca de 9 metros de profundidade e quase 30 metros de largura, com penhascos perpendiculares de cada lado que o tornavam intransitável.

“Não se sabe quando o fosso foi originalmente aberto, mas as evidências sugerem que ele foi usado durante os séculos em que Jerusalém era a capital do Reino de Judá, há quase 3.000 anos, começando com o rei Josias”, disse o Dr. Yiftah Shalev, diretor da escavação. “Durante esses anos, o fosso separava a parte residencial ao sul da cidade da Acrópole dominante no norte; a cidade alta onde o palácio e o templo estavam localizados”, afirmou.

 

Com informações Extra



Cristãos são afetados pela fome em Cuba

Os seguidores de Cristo são vistos como ameaças ao regime do país


Cuba enfrenta uma intensa crise econômica e social. Populares são assolados pela fome, que chegam a ficar mais de 20 horas sem se alimentarem. o preço dos serviços essenciais continua subindo, além da escassez de itens de necessidade básica. Além disso, por causa dos protestos massivos contra o governo em julho de 2021, uma lei recente foi aprovada proibindo manifestações nas redes sociais.

Para os cristãos, o contexto é particularmente difícil, pois eles são vistos como ameaças ao regime. Por isso, a vigilância sobre os seguidores de Jesus é intensa. Atualmente, Cuba é o país com posição mais alta da América Latina entre os 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2024.


Com informações: Portas Abertas (25.07.24)

Jovem de Chibok é liberta na Nigéria

 O sequestro das alunas de Chibok ocorreu no dia 14 de abril de 2014, no estado de Borno, Nigéria


O grupo extremista Boko Haram libertou mais 331 reféns na floresta de Sambisa, Nigéria. A maior parte das pessoas resgatadas são mulheres e crianças, entre elas está uma menina de Chibok com seus três filhos. O resgate faz parte de uma operação chamada de Hadin Kai.

Atualmente com 27 anos, Ihyi Abdul foi sequestrada em Chibok. Ela disse ter caminhado, juntamente com os filhos, por vários dias até chegar ao posto de controle militar.

Ihyi Abdul foi sequestrada em Chibok e agora tem 27 anos. Ela explicou que caminhou junto com os filhos por vários dias até chegar ao posto de controle militar. A mulher também afirmou que no acampamento do Boko Haram foi dada em casamento a oito homens e os três filhos que tem são de pais diferentes.

Segundo o general Abubakar Haruna, a “Operação Hadin Kai continuará a fazer o seu melhor para resgatar as meninas restantes de Chibok, de acordo com a orientação estratégica do chefe do Estado-maior da Defesa, general Christopher Musa, e do chefe do Estado-maior do Exército, tenente-general Taoreed Lagbaja.”

 

Com informações: Portas Abertas (25.07.24)

Cristãs são despidas por radicais no Egito

 

Por causa da violência extrema, a família de Sandra foi obrigada a fugir


Conteúdo sensível: violência extrema, assédio.


Uma família cristã foi atacada por radicais, em um vilarejo no Alto Egito. Yusuf*, o pai, é um mercador viajante e estava com a esposa, Olfat*, e a filha, Sandra*, de 14 anos, quando o grupo os abordou, agrediu e despiu as duas mulheres.

A família começou a ser perseguida quando Yusuf fez uma reclamação ao pai de dois rapazes muçulmanos que haviam assediado Sandra quando ela seguia para a escola. O homem agrediu o cristão com palavras,  o expulsou de casa e se recusou a impedir os filhos de cometerem os assédios.

Em maio deste ano, Yusuf e Sandra foram à delegacia para fazer o boletim de ocorrência. Na ocasião, eles foram maltratados e insultados pelo policial, que os acusou de incitar o sectarismo e o conflito. Eles foram presos e, apenas tarde da noite, depois que Olfat implorou, a filha e o esposo foram libertos.

No dia seguinte, o pai dos rapazes, os jovens e outros vizinhos se juntaram e agrediram a família. O cristão foi espancado com um pedaço de pau e ficou inconsciente. Os extremistas arrancaram as roupas da esposa e a filha de Yusuf frente de todos.

O caso foi arquivado sem punição para os agressores. Depois de novas ameaças e insultos dos vizinhos, Yusuf fugiu com a família para a casa do sogro em busca de proteção.

*Nomes alterados por segurança.


Com informações: Portas Abertas (26.07.24)


Netanyahu fala sobre guerra entre Hamas e Israel

O primeiro-ministro de Israel foi recebido por Biden no Congresso Americano


Nesta quarta-feira (24), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursou no Congresso dos Estados Unidos, sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Ele afirmou que a guerra “não é um choque de civilizações. É um choque entre barbárie e civilização”.

“Nós nos encontramos hoje em uma encruzilhada da história. Nosso mundo está em convulsão. No Oriente Médio, os eixos de terror do Irã confrontam a América [Estados Unidos], Israel e nossos amigos árabes”, disse Netanyahu.

Desde 2022 sem visitar os EUA, o premiê israelense aproveitou a oportunidade para reforçar a aliança com o país, diante dos conflitos no Oriente Médio, e agradeceu ao presidente americano, Joe Biden, por sua amizade com Israel. “O presidente Biden e eu nos conhecemos há mais de 40 anos. Quero agradecer-lhe por meio século de amizade com Israel e por ser, como ele diz, um sionista orgulhoso. Na verdade, ele diz, um orgulhoso sionista irlandês-americano”, afirmou.

 

Com informações G1 e Brasil sem medo